Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

VEREADOR EMÉRITO

Foto: Paulo Santos - Vereador Emérito

Paulo Santos - Vereador Emérito

PAULO SANTOS – Vereador na 10ª Legislatura, 01/02/1989 a 31/12/1992.

 

Paulo Lamaison dos Santos nasceu em 03 de novembro de 1938 em Passo Fundo (RS), sendo filho de Anaurelino Borges dos Santos, conhecido como “Seu Anaro”, e de Nedi Lamaison dos Santos. Após realizar seus estudos em sua terra natal, na juventude passou a se dedicar à sua área de vocação, a medicina. Ele foi para Porto Alegre (RS) onde cursou e se graduou pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1964.

 

Logo formado como médico, Paulo buscou seu aprimoramento na área. Para isso, foi para o Rio de Janeiro (RJ) onde efetivou sua especialização em Otorrinolaringologista entre 1965 e 1966, incluindo neste processo um estágio na Clínica Kóz situada na capital fluminense. Após esse período, retornou a Passo Fundo em 1967 onde pôde exercer sua função dentro de sua especialidade. Pouco depois de se reestabelecer no município, passou a clinicar no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).

 

Pouco tempo depois, Paulo contribuiu para um avanço no corpo médico de Passo Fundo ao ser um dos responsáveis pela implantação Policlínica de Passo Fundo, considerada um marco na medicina local. Neste caso, médicos de diferentes especializações se reuniram em um mesmo prédio visando facilitar o atendimento. Nesta iniciativa, além de Paulo, atuando na Otorrinolaringologia, juntaram-se a ele outros profissionais como Rui Donadussi, em urologia, Rudah Jorge, na pediatria, Carlos Antônio Madalosso, em gastroenterologia, e Paulo Sérgio Crussius, neurologia. Com o tempo, outros médicos se juntaram à equipe e outras áreas também foram contempladas e a entidade se tornou referência na cidade e na região no atendimento especializado.

 

Após muito tempo atuando em sua especialidade e tendo protagonismo no meio médico regional, Paulo passou a contribuir na vida pública por sua experiência e conhecimento de saúde. Conforme registros, suas primeiras oportunidades foram exercendo o cargo de Delegado Regional de Saúde, primeiramente entre 1979 e 1983, no governo Amaral de Souza, e posteriormente no governo de Jair Soares, entre 1983 e 1987.

 

Durante seu período na Delegacia Regional de Saúde, Paulo também prestou serviços para o município. Em 12 de dezembro de 1985, foi criada oficialmente a Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente, na gestão do então prefeito Fernando Carrion (já retratado neste espaço), através da Lei Ordinária nº 2208/85 e aprovada na Câmara de Vereadores. Deste modo, o personagem desta edição foi nomeado o primeiro Secretário Municipal desta pasta, sendo responsável pela saúde pública em Passo Fundo, além das demais áreas correspondentes a esta pasta.

 

Enquanto atuou a frente da Secretaria, Paulo colaborou para uma outra iniciativa em âmbito estadual, quando coordenou um encontro em Passo Fundo, em 1986, reunindo muitos Secretários Municipais de Saúde. Essa reunião culminou na fundação da entidade que se chamou Associação dos Secretários e Dirigentes Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Assedisa) e, desde 2012, se chama Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS). Ela congrega os Secretários Municipais e dirigentes de Saúde do Estado e trata de gestão municipal nesta área. Também como Secretário de Saúde de Passo Fundo, Paulo participou de duas Conferências Nacionais de Saúde, respectivamente a 8ª e 9ª edições, ambas em Brasília (DF).

 

Além de administrar profissionais médicos, dentistas, enfermagem e demais profissionais pertinentes à medicina, Paulo teve importante atuação na Assistência Social, em especial junto ao Centro do Bem-Estar do Menor (Cebem), que fazia funções assistenciais junto às crianças do município. Nesta área, Paulo também desenvolveu uma atividade considerada marcante que foi a “Carrocinha do Dr. Paulo”. Tratava-se de uma carroça que era puxada por um veículo pesado e andava nas vilas e bairros periféricos do município vendendo produtos a preço de custo, tais como feijão, arroz, massa, ovo e galinhas vivas. Estas últimas eram oriundas de poedeiras e doadas por produtores de ovos. A iniciativa foi um sucesso, chegando a comercializar cerca de uma tonelada por dia, realizando escala nas vilas. Contava inclusive com anúncio em rádio feito em programas de grande popularidade, como os apresentados pelo radialista e, depois vereador, Júlio Rosa, que seria seu colega na Câmara. Tempos depois, houve um desmembramento dos setores e surgiu a Secretaria Municipal da Cidadania e Assistência Social (Semcas). Junto ao Meio Ambiente, ele fiscalizou e projetou melhorias no saneamento básico e meio ambiente no geral, implantando ações na área. Mais tarde, também seria elevada à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM).

 

Com essas ações de sucesso junto à comunidade, Paulo concorreu ao Legislativo passo-fundense nas eleições municipais de 1988 pelo Partido Democrático Social (PDS). Com grande respaldo, obteve êxito sendo eleito com 978 votos. Na 10ª Legislatura (1989-1992), Paulo exerceu seu mandato com integridade, sendo membro da legislatura responsável pela atualização e solidificação da Lei Orgânica Municipal, vigente até hoje, promulgada em 03 de abril de 1990. Ele obteve grande respeito por parte de correligionários e adversários políticos, sempre protagonizando debates em alto nível e priorizando as pautas da comunidade.

 

Após seu mandato como vereador, Paulo aceitou convite feito pelo então prefeito Osvaldo Gomes para assumir a Secretaria Municipal de Turismo em 1993. Ele coordenou a pasta até 1996 e realizou ações como o incentivo ao turismo rural, além de salientar e divulgar material sobre os demais pontos turísticos relevantes, além de atualizar listas de hotéis, restaurantes e pontos-chave como as entradas da cidade, tanto pelo bairro Boqueirão quanto via pedágio de Coxilha, colocando a cidade como também um ponto turístico importante da região.

 

Além de suas funções na medicina exercidas no hospital, em convênios, na sua clínica especializada, Paulo atuou como professor na faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF), colaborando para a formação de novos profissionais no ramo. Como reconhecimento a seu protagonismo no ramo, Paulo também é acadêmico ocupando cadeira na Academia Passo-fundense de Medicina. Em 2019, o Hospital São Vicente de Paulo o condecorou com a “Medalha HSVP de Honra ao Mérito” pelos 50 anos de atuação ininterruptos na instituição.


Vereador Emérito 2022 – Resolução 09/2022.