VEREADOR
Janaina Portella
ver.janainaportella@cmpf.rs.gov.br 3316.7325 - 3316.7326Janaína Leite Portella nasceu na cidade de Arvorezinha (RS), no dia 05 de janeiro de 1975, filha de Dalmir Borges Leite e Maria Elena Cecon Leite. Janaína é casada com o advogado Marcelo Michel Portella e é mãe de João Lucas e Júlia Marjana.
Após fixar residência em Passo Fundo, Janaína cursou e se graduou em Direito na Universidade de Passo Fundo (UPF) em 1996 e, no mesmo ano, passou na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), garantindo sua credencial. Ela é especialista em Direito Público e Gestão de Pessoas, e também é Mestre em Direitos Fundamentais pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) desde 2007.
Ela também é empreendedora em Passo Fundo, sendo sócia proprietária da Leite Portella Advogados e de um comércio voltado à moda feminina. No meio acadêmico ela foi coordenadora do curso de Direito e do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) na faculdade Anhanguera, em Passo Fundo, de 2013 até 2020. Ainda atua como Master Coach Sênior, tendo as titulações de Master Coach, Professional & Self Coaching, Business and Executive Coaching, pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).
Janaína adquiriu bagagem considerável em sua área com trabalhos exercidos além dos habituais na advocacia. Ela foi, por exemplo, procuradora no Município de Passo Fundo assessorando a Comissão de Licitações e Contratos Públicos. Também exerceu função na Câmara de Vereadores como Assessora Jurídica da Comissão de Legislação e Redação, e foi Procuradora Jurídica na Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo (Codepas). Janaína soma mais de 10 mil horas de atuação em atendimentos individuais e em grupos entre treinamentos, além de possuir experiência que ultrapassa mais de 25 anos como advogada.
Com grande destaque em suas atuações profissionais, Janaína se candidatou a vereadora em 2016 pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), obtendo 631 votos e ficando na suplência. Essa experiência lhe motivou a voltar a concorrer em 2020 pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), quando obteve 864 votos, conquistando uma vaga no Legislativo para a 18ª Legislatura.
Em seu mandato, Janaína tem criado proposições voltadas a temas como saúde, segurança, educação e combate à violência doméstica. Ela também entende que é importante prestar contas à comunidade com a publicização das ações parlamentares. Segundo ela, é uma forma de levar à população informações sobre o trabalho desenvolvido. Por exemplo, ela foi responsável por mediar o Fórum de Debates da Câmara, uma ação online que já promoveu a análise de diferentes temas de interesse social por meio da participação online de convidados.
Neste seu primeiro ano, ela ainda foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e também foi Vice-Presidente da Câmara Municipal. Além disso, ela tem atuação em outras comissões especiais e teve projetos de sua autoria voltados ao combate à violência contra a mulher e à saúde aprovados e sancionados pelo Executivo. Como destaque, são o “Agosto Lilás”, o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, que passam a ser programas que atuarão junto à comunidade sobre, respectivamente, a prevenção da violência doméstica, o combate ao câncer de mama e ao câncer de próstata. Como vereadora, Janaína também realizou ações em campanhas de arrecadação para entidades que prestam serviço social no município, como a destinação de parte do imposto de renda devido, para criação e manutenção de projetos sociais.