VEREADOR

Professora Regina

Regina Costa dos Santos, a Professora Regina, nasceu em Erechim, em 15/12/1982, filha de José Sebastião Guerreiro dos Santos (Gauchinho) e de Nadir Costa dos Santos. Na juventude militou nos movimentos juvenis e sociais, onde atuou na Juventude Operária Católica (JOC). Desde então contribui com a organização da Juventude Trabalhadora, na cidade de Passo Fundo. É formada em Pedagogia e Especialista em Educação. Iniciou sua carreira de professora na rede privada e foi alfabetizadora de adultos por quatro anos.
Ingressou no serviço público, na rede municipal, como professora da Educação Infantil, onde trabalhou por 16 anos na Escola Municipal de Educação Infantil Sonho Encantado. Foi dirigente do Sindicato Municipal dos Professores de Passo Fundo (CMP-Sindicato) por 10 anos, lutando em defesa dos direitos dos professores e da Educação Pública, democrática, laica, gratuita e de qualidade e em defesa da classe trabalhadora. Atuou como membro do Conselho Municipal de Educação de Passo Fundo, no Conselho do FUNDEB, no Fórum Municipal de Educação e em movimentos de defesa da Educação.
Filiou-se ao PDT no dia 03 de abril de 2020, sendo sua primeira filiação. A escolha do partido, segundo Regina, se deu porque o considera o partido da Educação Pública, uma vez que também é o partido de políticos como Darcy Ribeiro, Leonel Brizola, Airton Lângaro Dipp que, para ela, sempre tiveram à Educação como prioridade. Essa foi a primeira vez que Regina concorreu ao cargo de vereadora, tendo sida eleita com uma votação histórica. Com 1904 votos, foi a mulher mais votada da Câmara de Vereadores. Regina implementou o mandato coletivo, segundo algo inédito na cidade.
Nos 4 anos de mandato (2021-2024), vereadora Professora Regina foi incansável na luta pela Educação Pública de qualidade, pelos profissionais da Educação e pelos servidores. Teve uma significativa atuação na defesa dos direitos das crianças, pessoas com deficiência, e pela luta contra a violência da mulher.
Como vereadora teve um mandato atuante, sendo líder do partido, líder de oposição, procuradora adjunta da mulher, membro titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCCDH) e da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), compondo várias frentes parlamentares, entre elas a de Combate à Fome, da saúde pública e de combate à violência contra a Mulher. Foi autora de 26 Projetos de Lei e cerca de 1.000 proposições.
Participou das eleições em 2024 sendo reeleita com 2.768 votos.