Saltar o Menu
Logo Camara
Selo 2015

Câmara de Vereadores de Passo Fundo/RS

VEREADOR

Foto: Claudia Furlanetto

Claudia Furlanetto

Bancada: Partido Comunista do Brasil   ver.claudiafurlanetto@cmpf.rs.gov.br   3316.7379 - 3316.7380

Claudia Helena Paim Furlanetto, filha de Passo Fundo, de pai mecânico e mãe do lar. Estudou a maior parte do tempo em escolas públicas, trabalhou como secretária, vendedora, monitora de atividades e professora de ginástica.

 

Formação Profissional

·         Mestra em Engenharia de Infraestrutura e Meio Ambiente;

·         Especialista em Educação Especial;

·         Especialista em Direitos Humanos;

·         Educadora Física;

·         Tradutora/Intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), com certificação PRÓLIBRAS do Ministério da Educação (MEC).

Desde 1999 é militante nos movimentos ligados aos Direitos Humanos e Meio Ambiente, com ênfase na educação especial. Atuou como Educadora Física no projeto Borboleta, em 2000, voltado à iniciativa de atividades aquáticas para as crianças com deficiência em Porto Alegre. No ano de 2001 participou da fundação da Associação Brasileira da Construção e Defesa da Cidadania (ABRACC) – onde é presidente desde 2007, essa entidade presta consultoria voluntária a entidades parceiras e incentiva o fortalecimento dos movimentos sociais organizados. Uma das ações pioneiras foi a reestruturação dos estatutos sociais das instituições, como a Associação Cristã de Deficientes (ACD), Associação Passofundense de Cegos; Serviço de Orientação e Solidariedade a AIDS (SOSA) e Associação de Surdos de Passo Fundo (ASPF). Também nessas associações, realizou diversos trabalhos voluntários relacionados à garantia de direitos e preservação da vida.

Em 2008, concorreu a vereadora, desafiada a buscar um espaço para os movimentos sociais na Câmara de Vereadores. Construiu, de forma participativa, cartas de compromisso, às quais garantiram a criação do Núcleo de Políticas Públicas e Sociais de Acessibilidade (Nuppa) na Prefeitura Municipal. No ano seguinte, convidada para atuar na Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), à frente do Nuppa. No Nuppa, buscou desenvolver projetos integrando as diversas secretarias do município. O Núcleo tornou-se referência das entidades na articulação política entre o poder público, seja na efetivação de convênios para garantir o andamento dos trabalhos desenvolvidos nos seus espaços, seja nas reivindicações por melhorias dos espaços e qualificação nos trabalhos desenvolvidos em prol de seu público. Entre os principais projetos do Nuppa, em parceria com diversas secretarias, destacam-se:

·         Implantação de sinaleiras sonoras, em fase de instalação;

·         Faixas de segurança elevadas;

·         Rebaixamentos e adaptações de meio-fio dos passeios públicos;

·         Sinalização e ampliação de estacionamento para pessoas com deficiência;

·         Projetos para angariar recursos para reformas e construções com garantia de acessibilidade;

·         Criação e regulamentação das profissões de tradutor/intérprete de Libras e professor municipal de libras;

·         Qualificação da equipe técnica municipal para trabalhar com questões referentes à inclusão e sensibilização diante às diferenças, através de encontros, vivências, oficinas de Libras e palestras sobre a questão LGBTs;

·         Avaliação e fiscalização dos documentos para a confecção das carteiras de passe-livre municipal, estadual e interestadual e encaminhamentos para acesso a outros direitos adquiridos que, por um motivo ou outro, deixaram de ser efetivados;

·         Promoção e organização de seminários, campanhas, audiências públicas e reuniões referentes aos direitos das pessoas com deficiência.